Bem vindo ao blog Detetives do Passado

Se você é interessado em debater metodologia do ensino de História, está no lugar certo. Criamos este espaço para promover o diálogo entre professores do ensino básico e do ensino superior, para divulgar experiências de pesquisa e ensino, a partir do projeto Detetives do Passado, e para tratar de temas gerais relativos à pesquisa, ao ensino e à divulgação de História!

26 de outubro de 2009

Queremos saber a sua opinião!

Ao colocarmos no ar o projeto Detetives do Passado, sentimos imediatamente a necessidade de inaugurar um espaço para conhecer a opinião dos professores a respeito e compartilhar idéias e projetos sobre metodologia do ensino de História, principalmente aqueles que usam a internet como meio. Este espaço é para isso. Se você tiver idéias e propostas, envie para o blog, e vamos começar a discussão!

Como o acesso a internet ainda é difícil em muitas regiões e escolas, fizemos uma edição de CDs para serem distribuídos às escolas. Se você souber de alguma escola/secretaria interessada em receber o CD, entre em contato!

28 comentários:

  1. A idéia está muito criativa. Com certeza, pode ser ampliada com outros casos também sobre África e cultura afrobrasileira. É um modelo para novas perspectivas de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O projeto é simplesmente maravilhoso pois, ao discutir o tema da escravidão dentro de sala de aula, os alunos começam a perceber outras identidades, outros comportamentos, ou seja, um sistema de valores, hábitos, costumes, crenças e etc...Dentro dessa perspectiva, o desconhecimento em relação a África é muito grande, apesar dos esforços posto em prática pelos professores. Talvez, o grande desafio a ser enfrentado ainda é o que diz respeito a cultura africana e as suas crenças. Dessa forma, falar de crenças ainda é um obstáculo a ser ultrapassado. Vocês estão de parabéns, vou procurar a direção da escola que trabalho e apresentar tais propostas de ensino da África.
    Os alunos precisam conhecer a África por dentro, suas riquezas, seu comércio, seus reis e rainhas, seu misticismo, sua filosofia.

    ResponderExcluir
  3. Caras Anitas e Keila, o Pedro Caldas me enviou o e-mail com o site e o blog. Gostei muito. Vocês estão de parabéns. Faço votos que o projeto tenha vida longa e de fato toque alunos e professores de História. Um abraço, Mateus Pereira

    ResponderExcluir
  4. Caras Anita e Keila,

    Recebi o endereço do Detetives do Passado pelo Hugo Bellucco, velho amigo da UFF. Já adicionei ao blog que mantenho e criei por conta das disciplinas da área de Ensino de História que venho aprendendo a ensinar. Ficou ótimo o trabalho e as propostas de cada "caso" são muito boas.

    Pergunto: há planos para ampliar ou incluir novas atividades?

    abraços

    Marcelo Abreu

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos, muito obrigada pelos comentários! São um grande estímulo para nós. Marcelo, vamos continuar, sim. Queremos também abrir espaço no blog para atividades semelhantes que estiverem sendo desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Keyla!
    Achei fantástica a ideia do projeto e gostaria de saber os procedimentos para incluir os colégios onde trabalho (Colégio Metropolitano, Colégio TTH-Barilan,QI...).
    Parabéns pela brilhante iniciativa!!!
    Paulo Leal
    leal.paulo64@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo,
    Muito obrigada! O material está todo disponível online, você pode usá-lo como quiser. Seria ótimo ter o retorno depois de como andam as atividades nas diferentes escolas.
    abraços
    Keila

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    sou professora de história em Uberlândia - MG.
    Gostaria de saber se há como receber o CD do projeto.
    Meu email para contato é erikaquites@gmail.com
    Obrigada,
    Érika

    ResponderExcluir
  9. Ola Erika,
    Vamos entrar em contato logo! Podemos enviar o CD, sim.,

    abs
    KEila

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal , excelente trabalho, peço permissão para linkar voces no meu blog, a minha 3ª avaliação foi baseado no side de vocÊs, parabéns. http://ericsiq.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Eric, claro! Fique à vontade para linkar! Depois queremos saber como foi a avaliacao com os alunos.

    ResponderExcluir
  12. o jogo é muito interessante ... !!! ..
    ... mas ainda não conceguir entender .. como dar inicio ao processo de solução do caso .... como devo fazer para jogar .. pq só estou vendo as infirmações !! ... mas quando tem hora e solucionar .. não tem expilicações mais detalhadas de como procede? .. poderiam me ajudar ?

    ResponderExcluir
  13. Professoras Anita e Keila,

    Parabéns pelo seu trabalho. Bacana mesmo.
    Mantenho um blog que relaciona buscas na internet com pesquisas escolares.
    Ele é frequentado por alunos e professores de várias partes do Brasil.
    Estou indicando seu site Detetives do Passado para que seja conhecido por esse pessoal.

    Acredito que para completar seu trabalho só faltou mesmo um pouco mais de pesquisa na Internet, por parte do aluno, embora reconheça que o tema abordado não é encontrado tão facilmente na rede.
    Entre as atividades proposta acho que o aluno poderia também confrontar o passado com o presente - o trabalho escravo nos dias de hoje, vivido por brancos e negros das classes miseráveis no interior do Brasil - e também se posicionar, inserindo comentários e questinamentos em sites governamentais como o do Ministério do Trabalho e Emprego e outros.

    Mas esses são apenas detalhes que me vieram à cabeça. Complementos que os professores podem adicionar ao projeto.

    Meu blog:

    WWWPesquisa: http://www.dzai.com.br/terezast/blog/wwwpesquisa.

    Meu site:
    http://www.terezastancioli.com.br

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
    Tereza

    ResponderExcluir
  14. Tereza,

    Muito obrigada por seu retorno e seus comentários! Vou já visitar seu blog e adicioná-lo às referencias do nosso.
    Um abraço,
    Keila

    ResponderExcluir
  15. Excelente projeto! Estou divulgando o projeto à todos professores de história da minha região. Você disse que existe o cd-rom, ele poderia ser disponibilizado pela internet? Iria facilitar muito o trabalho nos laboratórios de informática e economizar com despesas de envio.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oi Vinicius
    o conteúdo do CD é igualzinho ao do site! Ele existe apenas para as instituiçòes que têm dificuldades de acesso a internet...

    obrigada pela divulgaçào!

    ResponderExcluir
  17. Keila e Anita,
    é muito interessante este projeto.
    No momento trabalho numa escola sem acesso à internet.
    Como conseguir o cd?
    abraços,
    Hugo.

    ResponderExcluir
  18. Que projeto interessante! Não sou professora, mas trabalho com livros didáticos (preparação e revisão). Adorei descobrir o porquê de muitas pessoas considerarem deselegante carregar sacolas de compras de supermercado – eu, por achar essa ideia meio ridícula, sempre carreguei sem pudor minhas sacolas e, por isso, várias vezes fui chamada de "sacoleira". E então leio o documento "Carregando o piano" e vejo que a origem dessa ideia é da época da escravidão. Pois é, ganhei o dia por descobrir isso, mas fico pensando que a nossa sociedade carrega ainda muitas correntes e navios negreiros sem perceber esse fato.

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante este projeto,tendo em vista que as escolas precisam se renovar, pois, ja não cumprem mais as demandas cotidianas ,projetos como estes nos fazem pensar que ainda a possibidades de reinventarmos o ambiente escolar.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  20. Sou professora de História e fiquei encantada com o projeto. Poderiam enviar-me o cd por favor? Meu e-mail é : profvanessa@r7.com

    Grata

    ResponderExcluir
  21. Olá! Bomm dia a todos! Sou professora de História no município de Armação dos Búzios. Coloquei em prática esse projeto na escola onde trabalho no ano passado com as turmas de oitavo ano, ainda fizemos uma ligação com a comunidade quilombola local e uma senhora que preside a comunidade foi até a escola dar uma palestra para os alunos. Sairam coisas muito legais mesmo! Descobrimos alguns talentos. Esse ano estou com turmas de sexto ano e gostaria de fazer um trabalho parecido, mas ainda não encontrei uma forma legal de adequar esse projeto a outros conteúdos, afinal isso requer tempo e pesquisa! Mas foi uma ótima experiência! Os alunos se interessaram em conhecer o tema de uma outra perspectiva! Valeu mesmo a pena.Por isso sugiro que outros professores usem faz muita diferença na sala de aula.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,
    Adorei o projeto! Muito interessante! Com certeza os alunos irão adorar trabalhar com ele! Temos muita dificuldade de acesso na minha escola então gostaria de pedir um CD para ela.
    Escola Municipal Eunice Weaver.
    Rua da Tribuna, 47. Taquara / Jacarepaguá
    CEP: 22715-120
    Telefone:(21) 2446-8164
    Diretora: Terezinha
    Diretora Adjunta: Ana
    Coordenadora: Clarice
    Desde já agradeço,
    Fernanda Moura
    Profa de Historia

    ResponderExcluir
  23. Prezados,
    Gostaria de solicitar o CD do "Projeto Detetives do Passado" para as escolas da rede pública onde trabalho.
    São elas:
    Escola Municipal Marc Ferrez
    Rua Jornalista Guima, s/nº - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20531-400
    Tel: 21-2492-5362
    Escola Municipal Equador
    Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 353 - Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20551-030
    Tel: (21) 2576-1383
    Muito obrigado.
    Eugênio
    Prof. História

    ResponderExcluir
  24. olá meu nome é Michelle Rodrigues
    Gostaria de solicitar o CD do "Projeto Detetives do Passado" para a escola da rede pública onde trabalho.
    ESCOLA CASSIANO JOSÉ MORALLES
    END: COXILHA DAS FIGUEIRAS INTERIOR
    CIDADE: ENCRUZILHADA DO SUL RIO GRANDE DO SUL
    CEP: 96610-000
    COMO A ESCOLA FICA NO INTERIOR E NÃO RECEBE CORREIO VOU PASSAR MEU ENDEREÇO
    RUA DR JOÃO PESSOA 863 CENTRO
    CIDADE RIO PARDO RIO GRADE DO SUL
    CEP: 96640000
    Muito obrigado.
    MICHELLE
    EMAIL: mic_heller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Keila!

    Sou professor de História nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa. Gostaria de receber o CD com o material dos detetives do passado. O que você precisa para enviá-los?
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,

    gostaria de receber o material. Como proceder?

    abrçao,

    ResponderExcluir
  27. Olá, Sou professor de História em Brasília. Gostaria de receber o CD com o material dos detetives do passado. O que você precisa para enviá-los?
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  28. SOU PROFESSORA DE INFORMATICA DA REDE PUBLICA DE LONDRINA,GOSTARIA DE RECEBER O CD COM O MATERIAL.EMAIL: pvm.dietz@gmail.com

    ResponderExcluir

Você utilizaria as atividades do Projeto Detetives do Passado com seus alunos

Participantes

Pesquisar este blog